quinta-feira, 31 de março de 2011

QUEIJO CAMEMBERT


O queijo camembert é um queijo de origem francês de pasta mole, untuosa e suave. Trata-se de uma denominação genérica para este queijo, que atualmente elabora-se em todo o mundo. A França não solicitou a proteção do termo genérico “camembert”, mas sim um em particular, que é o “camembert de Normandia (AOC).
Na origem, o camembert provem da região francesa de Baixa Normandia, departamento de Orne, em concreto do município homónimo, Camembert. Chama-se simplesmente camembert ao queijo fabricado industrialmente. Um “camembert fermier” é o queijo fabricado em granjas artesanalmente e na região protegida pela A.O.C. Existe também o camembert au Calvados, que é afinado (maturado e aromatizado) com o licor de calvados, que também é produzido na região da Normandia.



As únicas semelhanças que têm o queijo camembert fabricado no Brasil com o francês é o formato e o aspecto físico, já que o gosto, textura, origem do leite e toda a historia que faz do camembert francês um dos queijos mais famosos do mundo, são totalmente diferentes. O camembert brasileiro é um queijo sem “terroir”.



O queijo camembert é um queijo feito com leite de vaca normanda, se for “fermier” é produzido com leite cru, casca recoberta com o mofo branco penicilium candidum e produzido com a técnica chamada coagulação mista. O queijo é enformado (moldado) com uma colher especial para não quebrar a coalhada, num principio são cinco colheradas para fazer um queijo. Quando fresco, o queijo camembert tem a pasta macia, flexível e consistente, de sabor suave e ideal para elaborar receitas culinárias, acompanha muito bem com geleia de framboesa e ao forno. Quando maturado, o queijo muda muito, ficando com aroma extremamente forte, gosto picante e pasta cremosa, a cor do mofo também muda, ficando com uma cor mais “enferrujada” e aroma que lembra muito ao amoníaco. O queijo camembert é um queijo que não aguenta a ação do calor. 
BON PROFIT.


quarta-feira, 9 de março de 2011

NOVO BLOG SOBRE JAMÓN IBÉRICO



Convido a todos a visitar meu novo blog, onde ofereço informação sobre o mais nobre dos produtos gastronómicos espanhol. O Jamón Ibérico.
No blog http://cortadordejamonbrasil.wordpress.com tenho online o meu curriculum vitae disponível para todos, fotos e explicações sobre o jamón. Espanhol, sempre!
Também ofereço serviços de corte, formação profissional e assessoria a empresas e particulares.
Espero que gostem e me perguntem sobre o Jamón, tal como esta sendo aqui no salão do queijo.

¡Buen Provecho!